"A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca, e que, esquivando-se do sofrimento, perdemos também a felicidade. A dor é inevitável. O sofrimento é opcional."

(Carlos Drummond de Andrade)

Bullying

 
          O Bullying é um ato de violência praticada principalmente em ambiente escolar. É caracterizada por vários tipos de agressões (física, psicológica, moral, etc.), intencionais e repetitivas, praticada por um ou mais alunos, contra um ou mais colegas.
          Esse não é um tipo de violência recente, porém está se tornando cada vez mais grave e freqüente nas escolas atuais. Ela tem sido percebida de maneira ampla, como resultante da interação entre fatores individuais e fenômenos sociais, como a família, a escola e a comunidade.
          É evidente a importância do papel do professor em relação a problemas que ocorrem no âmbito escolar, em especial na sala de aula, ainda mais se este problema comprometer o desempenho escolar de seus alunos.
          O bullying é um desses problemas e está presente na maioria das salas de aula.
          O professor deve transmitir aos alunos a importância do respeito e ter conhecimentos sobre os problemas causados pelo bullying, ser o mediador de um ambiente de amizade e companheirismo, interferir de maneira coesa nas chamadas brincadeiras de mau gosto. Assim, a probabilidade de ocorrer o bullying na sala de aula será menor.
          No entanto, se o professor criticar constantemente o seu aluno, o compara com outros, o ignora, está expondo esse aluno a ser mais uma das vítimas do bullying e de certa forma está agindo com desrespeito ao espaço pedagógico, provocando ressentimento, hostilidade e deterioração de desempenho do aluno.
          Para que o bullying não aconteça no cotidiano pedagógico é necessário tanto a participação do professor quanto dos alunos. O professor não pode ignorar ou encarar como natural a prática dessa violência e tem o dever de transmitir o papel ético, que envolve a importância do respeito mútuo, do diálogo, da justiça e da solidariedade e os alunos o papel de entender e cooperar com as ações do professor.